Uberaba - MG
No Brasil, é necessário cumprir quatro exigências básicas para o processo de formação de pilotos de aviões e helicópteros.
São elas;
- Exame Médico;
- Curso Teórico e Prova oficial após conclusão;
- Aulas práticas com instrutor;
- Exame prático final.
E foram adotadas três categorias para essa formação que são;
PP - Piloto Privado - Pode pilotar aeronave própria ou de terceiros, mas sem remuneração. E logicamente não pode ser contratado para tal e nem ter registro em carteira de trabalho.
PC - Piloto Comercial - É preciso já ser PP. Pode pilotar aeronaves de terceiros COM remuneração, bem como ter registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas como piloto.
PLA - Piloto de Linha Aérea - É preciso já ser PC. Pois essa habilitação é que permite ao piloto ser contratado por companhias aéreas e atuar na aviação regular.
É o primeiro passo na carreira, e requer do(a) interessado(a);
- Ter 18 anos de idade.
-Ensino médio concluído.
- CMA de 2° CLASSE (Certificado Médico Aeronáutico). Feito em clínica credenciada pela ANAC.
- BANCA ANAC de PP - Submeter-se a uma prova teórica sobre as 05 matérias básicas da aviação: Regulamento de Tráfego Aéreo VFR, Navegação Aérea VFR, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Motores, Teoria de Voo e Meteorologia.
- CURSO PRÁTICO - Composto por aproximadamente 40 horas de voo de instrução. Somente autorizado após o candidato obter CMA 2° e ter sido aprovado(a) na BANCA.
- CHEQUE DE PP - Consiste em um voo de aproximadamente 02 horas com o piloto checador (examinador) que avaliará a condição do então aluno para obter ou não a aprovação final e obtenção da CHT - Carteira de Habilitação Técnica (Brevê).
FICA AUTORIZADO:
- Voar (pilotar) aviões MONOMOTORES próprios ou de terceiros, desde de que não seja REMUNERADO para isso. Ou seja, não pode TRABALHAR como piloto.
- Fazer o curso de operação de aviões com dois motores (MLTE).
FONTE: ANAC
É o segundo passo na carreira, e agora, requer do(a) interessado(a);
- Ter 18 anos de idade.
-Ensino médio concluído.
- Curso Teórico de PC.
- CMA de 1° CLASSE (Certificado Médico Aeronáutico). Feito em clínica credenciada pela ANAC.
- BANCA ANAC de PC - Submeter-se a uma segunda prova teórica sobre as 05 matérias básicas da aviação, mas agora: Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR, Navegação Aérea VFR e IFR, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Motores, incluindo conhecimentos sobre Turboélices e Jatos, Teoria de Voo de Alta velocidade e Meteorologia.
- CURSO PRÁTICO - Composto por aproximadamente 115 horas de voo de instrução. Somente autorizado após o candidato obter CMA 1° e ter sido aprovado(a) na BANCA de PC.
- CHEQUE DE PC - Consiste em um voo de aproximadamente 02:30 horas com o piloto checador (examinador) que avaliará a condição do então aluno para obter ou não a aprovação final e obtenção da CHT - Carteira de Habilitação Técnica de PC.
FICA AUTORIZADO:
- Voar (pilotar) aviões MONOMOTORES e MULTIMOTORES (se já tiver feito curso específico - MLTE) de terceiros de forma REMUNERADA, podendo ter registro profissional em carteira de trabalho, direitos e benefícios trabalhistas.
- Voar (pilotar) sob regras de voo instrumentos (se já tiver feito curso específico - IFR).
FONTE: ANAC
Apesar de não ser indicado, é possível checar o PC sem fazer treinamento para voo por instrumentos! Neste caso, a pessoa fica autorizada a trabalhar como piloto, mas apenas para voos visuais. Por isso, o curso de IFR é opcional, assim como o curso para operação de aeronaves multimotoras MLTE e após obter licença de Piloto Comercial, também fica autorizado a fazer o curso de Instrutor de voo e obter a licença de INVA.
É terceiro passo na carreira, e agora, requer do(a) interessado(a);
- Ter 21 anos de idade.
-Ensino médio concluído.
- CMA de 1° CLASSE (Certificado Médico Aeronáutico). Feito em clínica credenciada pela ANAC.
- BANCA ANAC de PLA - Submeter-se a uma terceira prova teórica sobre: Regulamentos IFR, Performance de aviões a jato, Peso e Balanceamento, Meteorologia e Teoria de Voo.
- CURSO PRÁTICO - Não existe um curso prático de PLA, para essa categoria o candidato obtém por prova escrita o teórico e só checa o PLA na companhia quando tiver acumulado 1.500 horas de voo.
- CHEQUE DE PLA - Feito na Companhia e cada uma tem seu programa próprio.
FICA AUTORIZADO:
- Tendo o teórico de PLA, o então Piloto Comercial fica autorizado a ingressar em alguma Companhia Aérea na função de co piloto. E de acordo com o programa de promoções, chega ao posto de Comandante.
FONTE: ANAC